CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
8a. Assembléia e Cinqüentenário

PRESS RELEASE
Comunicado de Imprensa No. 34
14 de dezembro de 1998

Oficina de Comunicação do Conselho Mundial de Igrejas
50, route de Ferney PO Box 2100, 1211 Geneva 2 Switzerland


CMI CONTINUARÁ APOIANDO TRATATIVAS DE PAZ NO SUDÃO

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que encerrou hoje, em Harare, sua 8a. Assembléia Geral, com a participação de 958 delegados de igrejas protestantes, anglicanas e ortodoxas, vai continuar apoiando o foro ecumênico do Sudão na busca de uma paz duradoura para esse país africano. O foro reúne líderes de igrejas do norte e do sul do país.

O organismo ecumênico internacional está convencido que o processo de paz iniciado pela Agência Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD, a sigla em inglês) constitui-se na maior esperança para alcançar aquele objetivo. A Declaração de Princípios da IGAD estabelece uma base viável para a paz no Sudão, diz uma declaração do CMI aprovada hoje.

O moderador e o secretário-geral do CMI, sua santidade Aram I e o pastor Konrad Raiser, reagiram com veemência, no dia 12 último, ao atentado à bomba ocorrido nas imediações da catedral católica de Narus, pastoreada pelo bispo Paride Taban. O bispo foi o pregador, a convite do CMI, na celebração realizada no estádio de Harare, quando enfatizou que "as guerras na África não são da nossa vontade".

O atentado teria sido uma resposta ao sermão do bispo. Mesmo antes de receber informações mais precisas, "condenamos, em todos os casos, esse ato de violência dirigido aparentemente contra o bispo Paride", dizem os líderes do CMI em carta remetida ao ministro das Relações Exteriores do Sudão, Mustafa Ismail Usman.

Aram e Kaiser pedem que o governo do Sudão tome medidas imediatas para garantir a segurança pessoal do bispo Taban, e que identifique e puna os atores do atentado. Existe a suspeita de que os autores do atentado integrem unidades do exército sudanês.

A guerra civil no Sudão dura 43 anos, colocando em confronto a parte sul com o norte do país. O conflito já matou mais de 1 milhão de pessoas e obrigou um número incontável de sudaneses a migrarem. A economia do país está falida e a fome ameaça a população civil. A guerra tem gerado violações de direitos humanos, expropriação de terras e escravização de mulheres e de crianças.

Contacte: John Newbury, Imprensa & Informação do CMI
Oficina de Harare
Tel: +263.91.23.23.81
E-Mail: media


O Conselho Mundial de Igrejas é uma fraternidade de igrejas que reúne 339 denominações, de diferentes tradições cristãs, em mais de 100 países, nos cinco continentes. A Igreja Católica Romana não é membro do CMI, mas trabalha de modo cooperado com o Conselho. Seu órgão decisório máximo é a Assembléia, que se reúne a cada sete anos. O CMI foi fundado, formalmente, em 1948, em Amsterdã. Seu staff é liderado pelo secretário-geral, pastor Konrad Raiser, da Igreja Evangélica da Alemanha.


A lista dos press releases
8a. Assembléia e Cinqüentenário em espanhol