CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
8a. Assembléia e Cinqüentenário

PRESS RELEASE
Comunicado de Imprensa No. 31
14 de dezembro de 1998

Oficina de Comunicação do Conselho Mundial de Igrejas
50, route de Ferney PO Box 2100, 1211 Geneva 2 Switzerland


TAMBORES AFRICANOS CHAMAM IGREJAS PARA A UNIDADE

Com um forte chamado à unidade, terminou hoje, em Harare, a 8a. Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), organismo ecumênico que reúne 339 igrejas protestantes, anglicanas e ortodoxas de 120 países, congregando, no total, mais de 500 milhões de cristãos. Sob o testemunho de tambores africanos, as igrejas assumiram o compromisso de estarem juntas não somente em assembléias e encontros ecumênicos, mas em todos os lugares.

A Assembléia de Harare contou com a participação de 958 delegados e delegadas das igrejas-membros, observadores de outras famílias religiosas, convidados, assessores e jornalistas, totalizando mais de 5 mil pessoas nos 12 dias de comunhão, celebrações e deliberações.

"Recordamos que foi na África onde se refugiou a sagrada família com o menino Jesus. Hoje a África, como outros continentes, é um lugar onde há muitas pessoas desenraizadas, sem lar e refugiadas", diz a mensagem final da Assembléia dirigida às comunidades cristãs envolvidas no movimento ecumênico.

A mensagem lembra as posições assumidas nesta Assembléia, como o chamado às igrejas para que se engajem na campanha do perdão da dívida externa dos países mais pobres e pelo respeito aos direitos humanos. Destaca o chamado para que as igrejas facilitem a participação de jovens em todos os aspectos da vida religiosa e nos ministérios.

Reporta-se ao encerramento da Década Ecumênica de Solidariedade das Igrejas com as Mulheres, solicitando solidariedade com responsabilidade, e enfatiza que a liberdade religiosa é um direito fundamental do ser humano.

A mensagem termina com um desejo comum das igrejas agrupadas no CMI para o futuro:

- Avançamos juntos como um povo em oração. Em meio à confusão e falta de identidade percebemos sinais do cumprimento dos desígnios de Deus e esperamos a chegada do seu Reino.

Contacte: John Newbury, Imprensa & Informação do CMI
Oficina de Harare
Tel: +263.91.23.23.81
E-Mail: media


O Conselho Mundial de Igrejas é uma fraternidade de igrejas que reúne 339 denominações, de diferentes tradições cristãs, em mais de 100 países, nos cinco continentes. A Igreja Católica Romana não é membro do CMI, mas trabalha de modo cooperado com o Conselho. Seu órgão decisório máximo é a Assembléia, que se reúne a cada sete anos. O CMI foi fundado, formalmente, em 1948, em Amsterdã. Seu staff é liderado pelo secretário-geral, pastor Konrad Raiser, da Igreja Evangélica da Alemanha.


A lista dos press releases
8a. Assembléia e Cinqüentenário em espanhol