CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
8a. Assembléia e Cinqüentenário

PRESS RELEASE
Comunicado de Imprensa No. 30
14 de dezembro de 1998

Oficina de Comunicação do Conselho Mundial de Igrejas
50, route de Ferney PO Box 2100, 1211 Geneva 2 Switzerland


BISPO PAGURA É ELEITO PARA A PRESIDÊNCIA DO CMI

O bispo metodista Federico Pagura, da Argentina, foi eleito, hoje, um dos oito presidentes do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Com exceção da Europa, que tem dois presidentes, as demais regiões representadas no organismo ecumênico internacional - África, Ásia, América Latina, Oriente Médio, América do Norte e Pacífico - elegeram um candidato cada....

O bispo Pagura, emérito, graduou-se pelo Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISEDET), de Buenos Aires. Foi presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e do Conselho de Bispos Metodistas da América Latina e do Caribe (CIEMAL). Ele integra a junta diretiva do Instituto Vida e Paz, de Uppsala, Suécia, e é doutor honoris causa pela Universidade de Toronto, no Canadá, e pela Universidade de Pauw, Indiana, Estados Unidos. O bispo eleito é poeta, escritor e compos várias músicas divulgadas pelo mundo ecumênico.

Os demais eleitos são: pela África, Dra. Agens Abuom, da Igreja Anglicana do Quênia; pela Ásia, Moon Kyu Kang, da Igreja Presbiteriana da República da Coréia; pela Europa, sua eminência Chrisóstomos de Éfeso, do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, e o bispo Eberhardt Renz, da Igreja Evangélica da Alemanha; pelo Oriente Médio, sua santidade Mar Ignatius Zakka Iwas, do Patriarcado Ortodoxo Sírio de Antioquia e de todo o Oriente; pela Améria do Norte, a reverenda Kathryn Bannister, da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos; e pelo Pacífico, o bispo Jabez Bryce, da Igreja Anglicana da Nova Zelândia e Polinésia.

O CMI é uma comunhão de 339 igrejas protestantes, anglicana e ortodoxas, de 120 países. Ele tem como moderador sua santidade Aram I, da Igreja Apostólica Armênia, da família ortodoxa, e como secretário-geral o pastor luterano Konrad Raiser, da Igreja Evangélica da Alemanha. Seu órgão diretivo máximo é a Assembléia Geral, que elege o Comitê Central, quem responde pelo Conselho entre as assembléias. Do Comitê Central é escolhido um Comitê Executivo, integrado por 25 pessoas. Inamar Correa de Souza, uma jovem da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, é a única representante latina no Comitê Executivo.

Contacte: John Newbury, Imprensa & Informação do CMI
Oficina de Harare
Tel: +263.91.23.23.81
E-Mail: media


O Conselho Mundial de Igrejas é uma fraternidade de igrejas que reúne 339 denominações, de diferentes tradições cristãs, em mais de 100 países, nos cinco continentes. A Igreja Católica Romana não é membro do CMI, mas trabalha de modo cooperado com o Conselho. Seu órgão decisório máximo é a Assembléia, que se reúne a cada sete anos. O CMI foi fundado, formalmente, em 1948, em Amsterdã. Seu staff é liderado pelo secretário-geral, pastor Konrad Raiser, da Igreja Evangélica da Alemanha.


A lista dos press releases
8a. Assembléia e Cinqüentenário em espanhol