CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
8a. Assembléia e Cinqüentenário

PRESS RELEASE
Comunicado de Imprensa No. 27
13 de dezembro de 1998

Oficina de Comunicação do Conselho Mundial de Igrejas
50, route de Ferney PO Box 2100, 1211 Geneva 2 Switzerland


DELEGAÇÃO LATINO-AMERICANA ENFATIZA PAPEL PROFÉTICO DO CMI

A delegação das igrejas latino-americanas à 8a. Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), reunida em Harare, pede que esse organismo ecumênico internacional continue exercendo o "histórico ministério profético", como aconteceu nos 50 anos de sua existência. Um dos "carismas" do movimento ecumênico, além da preocupação pela unidade das igrejas, diz o documento dos latino-americanos, "é também a luta pela construção de relações mais justas e igualitárias entre os povos do mundo".

Os países pobres esperam e clamam por ações solidárias. O documento assinala que hoje em dia "se exige uma posição valente e profética do CMI e das igrejas que constituem o movimento eucmênico" frente ao abismo entre países ricos e pobres; à concentração da riqueza; à priorização do capital financeiro sobre projetos sociais; à idolatria do mercado; à vulnerabilidade dos países vítimas de uma globalização perversa e excludente; à corrupção, impunidade e crescimento da violência.

A carta vem assinada, em nome dos 25 delegados latino-americanos de 13 denominações protestantes e anglicanas representadas em Harare, pelo presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), pastor Walter Altmann. O documento pede que o jubileu do CMI seja também "um sinal de jubileu para os pobres desse planeta".

Contacte: John Newbury, Imprensa & Informação do CMI
Oficina de Harare
Tel: +263.91.23.23.81
E-Mail: media


O Conselho Mundial de Igrejas é uma fraternidade de igrejas que reúne 339 denominações, de diferentes tradições cristãs, em mais de 100 países, nos cinco continentes. A Igreja Católica Romana não é membro do CMI, mas trabalha de modo cooperado com o Conselho. Seu órgão decisório máximo é a Assembléia, que se reúne a cada sete anos. O CMI foi fundado, formalmente, em 1948, em Amsterdã. Seu staff é liderado pelo secretário-geral, pastor Konrad Raiser, da Igreja Evangélica da Alemanha.


A lista dos press releases
8a. Assembléia e Cinqüentenário em espanhol