CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
8a. Assembléia e Cinqüentenário

PRESS RELEASE
Comunicado de Imprensa No. 18
10 de dezembro de 1998

Oficina de Comunicação do Conselho Mundial de Igrejas
50, route de Ferney PO Box 2100, 1211 Geneva 2 Switzerland


PRESENÇA DE MULHERES AINDA ESTÁ ABAIXO DO PERCENTUAL RECOMENDADO

Mesmo depois da Década de Solidariedade das Igrejas com as Mulheres, encerrada este ano e incentivada pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a participação das mulheres na vida de algumas denominações pouco se alterou. Uma das reivindicações da Década era uma maior presença das mulheres em postos diretivos. Embora o CMI tivesse recomendado que as delegações das igrejas-membros à 8a. Assembléia Geral desse organismo ecumênico, reunido em Harare de 3 a 14 de dezembro, tivessem pelo menos 40% de mulheres e 15% de jovens, esse percentual ficou abaixo do solicitado.

Dos 958 delegados das 332 igrejas-membros do CMI na abertura da Assembléia (entrementes ingressaram sete novas igrejas), 37,5% são mulheres e 13,6% são jovens (pessoas entre 18 e 30 anos). Setenta e sete igrejas enviaram delegações a Harare compostas apenas por homens. Dessas, 16 são ortodoxas. Em contrapartida, dez delegações estão constituídas apenas por mulheres, e em 44 delegações elas são majoritárias. Dos 502 clérigos que são delegados à Assembléia, apenas 64 são mulheres!

A maior delegação presente em Harare é a da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos, com 34 pessoas, seguida da Igreja Evangélica da Alemanha, com 33 integrantes. A Igreja Ortodoxa Russa, que tinha direito a enviar 25 delegados a Harare, está representada por apenas cinco pessoas. Trezentos e vinte jornalistas estão cobrindo esse encontro, dos quais 71 são de Zimbábue, 47 dos Estados Unidos e 38 da Alemanha.

Contacte: John Newbury, Imprensa & Informação do CMI
Oficina de Harare
Tel: +263.91.23.23.81
E-Mail: media


O Conselho Mundial de Igrejas é uma fraternidade de igrejas que reúne 339 denominações, de diferentes tradições cristãs, em mais de 100 países, nos cinco continentes. A Igreja Católica Romana não é membro do CMI, mas trabalha de modo cooperado com o Conselho. Seu órgão decisório máximo é a Assembléia, que se reúne a cada sete anos. O CMI foi fundado, formalmente, em 1948, em Amsterdã. Seu staff é liderado pelo secretário-geral, pastor Konrad Raiser, da Igreja Evangélica da Alemanha.


A lista dos press releases
8a. Assembléia e Cinqüentenário em espanhol