CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
8a. Assembléia e Cinqüentenário

PRESS RELEASE
Comunicado de Imprensa No. 11
7 de dezembro de 1998

Oficina de Comunicação do Conselho Mundial de Igrejas
50, route de Ferney PO Box 2100, 1211 Geneva 2 Switzerland


JOÃO PAULO II CUMPRIMENTA CMI PELO CINQÜENTENÁRIO

Nos 50 anos de existência, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) se constituiu num "valioso instrumento a serviço do movimento ecumênico", diz o papa João Paulo II em carta dirigida ao secretário-geral desse organismo, pastor Konrad Raiser. Na carta, o papa reitera o compromisso da Igreja Católica em trabalhar de maneira incansável na busca da plena unidade cristã.

Esse compromisso, prossegue, é parte da vocação cristã. "Crer em Cristo significa desejar a unidade", salientou. João Paulo II também cumprimentou o CMI pelo seu cinqüentário, que será festejado em Harare, no dia 13 de dezembro. Segundo o Sumo Pontífice, o CMI contribuiu de maneira notável na promoção da unidade, em resposta ao pedido de Jesus "para que todos sejuam um".

Oito igrejas, seis da África e duas da Ásia, foram admitidas pela 8a. Assembléia, reunida em Harare de 3 a 14 de dezembro, como membros plenos do CMI. Uma dessas denominações, a Igreja Evangélica Luterana do Congo, com 120 mil fiéis, nasceu há 30 anos motivada por missão através do rádio. Com as novas admissões o número de igrejas-membros do CMI ascende a 339, reunindo, no total, mais de 500 milhões de cristãos protestantes, anglicanos e ortodoxos.

Contacte: John Newbury, Imprensa & Informação do CMI
Oficina de Harare
Tel: +263.91.23.23.81
E-Mail: media


O Conselho Mundial de Igrejas é uma fraternidade de igrejas que reúne 332 denominações, de diferentes tradições cristãs, em mais de 100 países, nos cinco continentes. A Igreja Católica Romana não é membro do CMI, mas trabalha de modo cooperado com o Conselho. Seu órgão decisório máximo é a Assembléia, que se reúne a cada sete anos. O CMI foi fundado, formalmente, em 1948, em Amsterdã. Seu staff é liderado pelo secretário-geral, pastor Konrad Raiser, da Igreja Evangélica da Alemanha.


A lista dos press releases
8a. Assembléia e Cinqüentenário em espanhol