CONSELHO
MUNDIAL DE IGREJAS 8a. Assembléia e Cinqüentenário
PRESS RELEASE
Oficina de Comunicação do Conselho Mundial de
Igrejas |
Na celebração foi relembrada a caminhada do CMI nos últimos 50 anos, desde a primeira Assembléia, em Amesterdã, em 1948, até os dias de hoje. Representantes de diferentes igrejas carregaram até o altar uma cruz de madeira, de 4,5 metros de altura, talhada em antigos dormentes da viação férrea implantada pelo colonizador europeu. A cruz traz, no encontro dos braços vertical com o horizontal, um mapa da África, espelhando suas alegrias, tristezas, espiritualidade e lutas por libertação, obra do famoso escultor zimbabuense, David Guy Mutasa.
Tambores chamaram os cristãos para o louvor e a adoração. O ritmo africano, marcado por chocalhos e um coral de mais de 80 vozes, que se somaram aos tambores, embalou o louvor através do corpo. Ninguém ousou ficar imóvel em seus lugares. Esse som envolvente mexe com a
sensibilidade. Cabeça, braços, mãos e pés louvaram a um só tempo a misericórdia de Deus. Trompete, piano e coral acompanharam canções da Nigéria, Índia, Moçambique, Taiwan, Sri Lanka, Suécia, Argentina, Estados Unidos e Jamaica, bem como os kyrie da Síria e da Rússia. "As nossas diferenças devem nos desafiar a buscar a fraternidade ecumênica", diria depois o moderador do CMI, sua santidade Aram I, da Igreja Apostólica da Armênia, na abertura oficial do encontro.
Essa Assembléia, prosseguiu, quer reafirmar "o nosso compromisso e visão ecumênica para o próximo milênio". Em Harare, cristãos se encontram na liturgia, no canto, na celebração. E a uma só voz, embora em línguas diferentes, encerraram esse primeiro momento com a oração do Pai-Nosso.
Contacte: John Newbury, Imprensa & Informação do CMI
Oficina de Harare
Tel: +263.91.23.23.81
E-Mail: media
O Conselho Mundial de Igrejas é uma fraternidade de igrejas que
reúne 332 denominações, de diferentes tradições cristãs, em mais de 100
países, nos cinco continentes. A Igreja Católica Romana não é membro do
CMI, mas trabalha de modo cooperado com o Conselho. Seu órgão decisório
máximo é a Assembléia, que se reúne a cada sete anos. O CMI foi
fundado, formalmente, em 1948, em Amsterdã. Seu staff é liderado pelo
secretário-geral, pastor Konrad Raiser, da Igreja Evangélica da Alemanha.
A lista dos press
releases
8a. Assembléia
e Cinqüentenário em espanhol