CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
8a. Assembléia e Cinqüentenário

PRESS RELEASE
Comunicado de Imprensa No. 7
5 de dezembro de 1998

Oficina de Comunicação do Conselho Mundial de Igrejas
50, route de Ferney PO Box 2100, 1211 Geneva 2 Switzerland


BISPO CATÓLICO PEDE FIM DA GUERRA NO SUDÃO

"Há alguém, em algum lugar, que se importa conosco? O povo sofrido do Sudão pediu-me que eu fosse a sua voz neste evento, e ele clama: acabem com essa guerra sem sentido!" O dramático apelo foi dirigido aos participantes da 8a. Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) pelo bispo católico Paride Taban, de Toriti, Sudão. Taban foi o pregador do culto celebrado, hoje à tarde, no Estádio de Harare, quando cristãos reunidos na Assembléia tiveram o encontro com as comunidades locais das igrejas do Zimbábue.

A África, disse o bispo Taban, está sendo sugada pelo mercado global. Cresce a pobreza em todo o continente. A África, ressaltou o bispo católico, está cheia de problemas, marcada pela miséria, pela instabilidade política, pelas guerras e pela desorientação social. "Europeus e norte-americanos devem fazer alguma coisa para acabar com o massacre em Kosovo, e fazer o mesmo com o Sudão", apelou. As guerras na África "não são da nossa vontade", enfatizou.

Taban, que está há 34 anos no ministério sacerdotal e há 18 anos exerce a função de bispo, explicou que o seu nome, na língua materna, significa cansado, exausto. "Mas eu não estou exausto. Os israelenses levaram 40 anos para sair do deserto. Nós já vamos para 43 anos de guerra civil no Sudão. Quantos anos ainda faltarão para alcançarmos a liberdade" - indagou.

O culto que marcou o encontro da Assembléia com a comunidade cristã de Harare foi aberto com uma procissão de crianças e a oferta de água ao moderador e ao secretário-geral do CMI, sua santidade Aram I e o pastor Konrad Raiser, respectivamente. Duas mulheres, de joelhos, e que equilibravam jarros de água sobre a cabeça, alcançaram o líquido aos visitantes. Oferecer água aos viajantes é uma marca da hospitalidade africana, explicou o mestre-cerimônias. E caminhar de joelhos é sinal de humildade, acrescentou.

Antes do culto, apresentaram-se no estádio corais de diferentes igrejas cristãs de Harare. A música, mais uma vez, contagiou os participantes da Assembléia. Apenas uma parte das arquibancadas do estádio ficaram lotadas. Logo após a celebração, o povo reunido cantou "parabéns ao CMI" pelos seus 50 anos.

Contacte: John Newbury, Imprensa & Informação do CMI
Oficina de Harare
Tel: +263.91.23.23.81
E-Mail: media


O Conselho Mundial de Igrejas é uma fraternidade de igrejas que reúne 332 denominações, de diferentes tradições cristãs, em mais de 100 países, nos cinco continentes. A Igreja Católica Romana não é membro do CMI, mas trabalha de modo cooperado com o Conselho. Seu órgão decisório máximo é a Assembléia, que se reúne a cada sete anos. O CMI foi fundado, formalmente, em 1948, em Amsterdã. Seu staff é liderado pelo secretário-geral, pastor Konrad Raiser, da Igreja Evangélica da Alemanha.


A lista dos press releases
8a. Assembléia e Cinqüentenário em espanhol