CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
8a. Assembléia e Cinqüentenário

PRESS RELEASE
Comunicado de Imprensa No. 1
3 de dezembro de 1998

Oficina de Comunicação do Conselho Mundial de Igrejas
50, route de Ferney PO Box 2100, 1211 Geneva 2 Switzerland


Aos editores,

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) está reunindo sua 8. Assembléia Geral em Harare, capital do Zimbábue. A Assembléia, que congrega 2 mil delegados das 332 igrejas membros (protestantes, ortodoxas e anglicanas) de mais de 100 países, e outros 2 mil convidados, observadores ecumênicos, jornalistas e assessores, começa hoje, 3 de dezembro, e se estenderá até o dia 14.

Nesse período, estaremos cobrindo o evento e transmitindo diariamente matérias em português para jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão do Brasil. O seu veículo de comunicação consta em nossa listagem de recepores, assim que passará a receber o material a partir de hoje e até o final da Assembléia.

Se porventura desejar qualquer informação adicional, ou alguma entrevista específica, contacte o nosso serviço, que está integrado na assessoria de imprensa do CMI. Quanto ao fuso horário, tomando São Paulo como referência, há uma diferença de quatro horas para menos em relação a Harare (12h em Harare são 8h em São Paulo).

Espero que esse contato seja válido para o seu veículo.

Saudações
Edelberto Behs
Jornalista Profissional, Mtb. 3837RS


ASSEMBLÉIA DO CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
REUNIRÁ 4 MIL PESSOAS EM HARARE

A África é a região do planeta onde o evangelho encontra a maior difusão. A responsabilidade dos cristão para com o futuro do continente africano é um dos temas da 8a. Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que foi aberta hoje, em Harare, capital do Zimbábue, com a participação de 1 mil delegados e delegadas das 332 igrejas protestantes, ortodoxas e anglicanas filiadas ao organismo ecumênico internacional, além dos 2 mil convidados, jornalistas e observadores da outras religiões e confissões, entre elas a Igreja Católica Romana.

A Assembléia será encerrada no dia 14 de dezembro. No dia anterior, a comunidade cristã reunida na Universidade de Harare festejará os 50 anos de existência desse organismo ecumênico. O CMI foi criado no dia 23 de agosto de 1948, na Assembléia que se reuniu em Amsterdã, Holanda. Desde então, o CMI tem atuado na busca da unidade dos cristãos, na ajuda humanitária a países e povos diante de guerras e catástrofes, na defesa dos direitos humanos e na libertação de regimes opressores, como a luta contra o apartheid na África do Sul.

A Assembléia de Harare fará um balanço das atividades do CMI desde o último encontro geral, reunido em Canberra, Austrália, em 1991, e vai definir as linhas de ação prioritárias visando o novo milênio. O CMI reúne-se em Assembléia Geral de sete em sete anos.

Quatro sessões plenárias integram a agenda da 8a. Assembléia. A primeira plenária versará sobre o tema "Buscai a Deus com alegria e esperança". Três palestrantes vão exortar os cristãos para que impugnem a cultura da indiferença e a violência que impera no mundo, e para que busquem a esperança arraigada na fidelidade de Deus. O tema geral do encontro pede: "Voltem-se para Deus. Regozijem-se na esperança".

Outra plenária vai examinar o impacto da Década de Solidariedade com as Mulheres na vida das igrejas. A Década foi um programa desenvolvido pelo CMI com o envolvimento das igrejas-membros e que chegou ao final este ano. Serão avaliadas, em Harare, como as mulheres podem encarar a discriminação, a violência e a crise econômica, das quais são as primeiras vítimas.

A quarta plenária terá por tema "Para um entendimento e uma visão comum", quando o CMI examinará qual deve ser o seu papel no futuro, que orientação deverá adotar, como será sua configuração. Esse tema vem sendo estudado há oito anos pelo Conselho e deverá ter sua culminância no encotro de Harare.

Delegados e convidados poderão trazer sua participação específica num dos mois de 500 grupos de estudo denominados "padare", que vem a ser uma palavra do idioma shona e que significa lugar de reunião. Nos "padare" deverão aparecer outros temas que envolvam igrejas e sociedades, bem como o movimento ecumênico em geral. Pela primeira vez uma Assembléia do CMI vai adotar esse sistema de discussão.

Em Harare serão escolhidos os 150 integrantes do Comitê Central do CMI através de processo eleitoral, do qual participam os delegados das igrejas.

Contacte: John Newbury, Imprensa & Informação do CMI
Oficina de Harare
Tel: +263.91.23.23.81
E-Mail: media


O Conselho Mundial de Igrejas é uma fraternidade de igrejas que reúne 332 denominações, de diferentes tradições cristãs, em mais de 100 países, nos cinco continentes. A Igreja Católica Romana não é membro do CMI, mas trabalha de modo cooperado com o Conselho. Seu órgão decisório máximo é a Assembléia, que se reúne a cada sete anos. O CMI foi fundado, formalmente, em 1948, em Amsterdã. Seu staff é liderado pelo secretário-geral, pastor Konrad Raiser, da Igreja Evangélica da Alemanha.


A lista dos press releases
8a. Assembléia e Cinqüentenário em espanhol